Artigo: Você sabe por que os melhores economistas do País declararam votos em Lula? Será que “pintou um clima”…

Compartilhe esta notícia:

Por: Lívia Nunes, Nathalia Botura Brennecke, Gustavo Girotto, Horácio Ramalho Neto e Raphael Anselmo*

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou apoio dos melhores e mais consagrados economistas do País. Eles integram a lista das mais diferentes correntes do pensamento político-econômico. Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha e Pérsio Arida divulgaram nota conjunta em apoio a Lula. Além deles, Eduardo Giannetti da Fonseca, Delfim Neto, José Roberto Mendonça de Barros, que inclusive declarou: “Vou votar, como muitos dos colegas de minha geração, a favor da democracia e contra o projeto de um regime iliberal, de valores sectários e francamente ultrapassados. Por tudo isso, votarei na coligação liderada por Lula. Comecei minha vida profissional numa ditadura e não quero terminá-la em outra”.

Lula não é mais o Lula, mas uma frente ampla democrática para vencer o monumental risco institucional que assombra e mente para o Brasil. O atual presidente é um risco para democracia. Essa afirmativa vem, inclusive, de Steven Levitsky, professor de Ciência Política na Universidade Harvard, especialista em3 ditaduras. Mas você sabe por que os melhores economistas do País declararam votos em Lula? Nós vamos lhe explicar.

Além do aumento da inflação (25% desde início do mandato) e do artificialismo absurdo nos preços dos combustíveis, a queda no IBC-Br mostrou fragilidade das medidas econômicas do governo às vésperas da eleição. A estratégia armada por Bolsonaro e Paulo Guedes começou a estourar. Os planos eram que a queda nos preços dos combustíveis durasse até a eleição, mas a ‘pedalada’ foi tão forte que arrebentou a correia da bicicleta.

Outro ponto é Orçamento Secreto, maior escândalo de corrupção da história do Brasil. E o pai é o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Sem economês, o Bolsolão é a versão do velho toma-lá-dá-cá da política, para comprar o apoio do Centrão.

De acordo com a senadora Simone Tebet (MDB-MT), “podemos estar diante do maior esquema de corrupção do planeta Terra”. Se não bastasse tudo isso, os 51 imóveis comprados com dinheiro vivo, além do sigilo de 100 anos em uma série de documentos e, sucessivas trocas no comando da Polícia Federal para proteger a família mais corrupta do País, integram a lista de malversação do dinheiro público.

No 1.° turno, 10.672 taquaritinguenses votaram na chapa Lula/Alckmin. Uma diferença de apenas 4.854 votos, mesmo com atuais lideranças políticas usando a máquina, rádio e até sindicato para promover atos contra o candidato da oposição. Se você diz que vota no Bolsonaro pela honestidade, desculpe: você mente para si mesmo. Se vota porque a economia melhorou: você ficou mais pobre e não se deu conta. Se vota por valores familiares: você precisa pesquisar mais sobre a família Bolsonaro. E se minimiza a frase “pintou um clima” com meninas de 13 e 14 anos, é grave: você padece de cegueira moral.

Mas o pior, além do fracasso econômico, é o seu ardiloso plano que amplia vagas do STF. Caso esse cenário se torne realidade, a interferência do Poder Executivo no Judiciário pode causar problemas ao Brasil. E a Venezuela está aí para provar: em 2009, nossa vizinha foi condenada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos justamente por causa da intromissão de seu governo na corte suprema do país. Taquaritinguenses: vocês acham mesmo que o Amoedo e, toda essa frente ampla democrática de apoio, é aleatória? Reflita.

É preciso entender outro ponto. Para Bolsonaro, você pobre só tem uma utilidade: “Votar, com o título de eleitor na mão e o diploma de burro na outra”. Mas vamos tirar a venda dos seus olhos e lhe dar à luz: seu voto pode mudar sua vida e, os habitantes da casa-grande e dos sobrados senhoriais, não suportam a proposta de Lula incluir o pobre no orçamento da União e o rico no imposto de renda.

Não atoa, a ostensiva em conservar o atual mandante um dia antes do 1° turno eram de carros acima de R$ 200 mil, travestidos com camisetas da seleção que custam R$ 400,00. São eles, os donos do capital, que querem manter o arrocho salarial, e sua submissão às condições que lhe são propostas.

Taquaritinguense, dê a si próprio o privilégio da dúvida. O convite que fazemos é para que você duvide de seu herói mitológico cristão por um instante. Votar em Bolsonaro não lhe confere credenciais de bom mocismo, tampouco de caráter ilibado. Pelo contrário, a psicanálise nos ensina que ser seduzido pelo fascismo é grave sintoma de adoecimento político e psíquico. Por fim, nós vamos lhe dar uma última dica: quando estiver sozinho defronte a urna – faça como os grandes economistas do País: derrote Bolsonaro, dê a vitória ao Brasil e incorpore a frase trending topics das redes sociais: Lula não é a porta celestial do Paraíso, mas é nossa saída do Inferno. Aperte o 13!

*Gustavo Girotto e Lívia Nunes são jornalistas; Raphael Anselmo é economista; Nathalia Botura Brennecke, socióloga e psicanalista; Horácio Ramalho Neto radialista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: